Estava eu aqui posta em sossego atualizando meus livrinhos quando a Ninesh mandou um comentário a um post sobre cúrcuma - http://www.soniahirsch.com/2009/04/curcuma-ou-acafrao-da-terra-todo-dia.html - falando sobre escovar com ela os dentes. Como a cúrcuma é boa para tudo, inclusive proteger a madeira contra cupins, acreditei e tratei de experimentar.
Gente, a boca fica maravilhosamente limpa, os dentes absurdamente brancos. E a escova, claro, para sempre amarela.
Basta molhar a escova em água e encostá-la no pó que ela vem carregadinha. Não faz espuma.
Cuidado só com o pijama: os respingos mancham. Mas se acontecer, é só tingi-lo com a própria…
Valeu, Ninesh!
E para comprar direto da cooperativa de produtores de açafrão (cúrcuma) de Mara Rosa, acesse http://cooperacafrao.blogspot.com.br .
Oi Sônia, adorei a dica...vou comprar. Aproveito e te faço uma pergunta: qual a sua sugestão de fornecedor para o óleo de côco? Tenho comprado alguns que não gostei.
ResponderExcluirbeijo grande. saudade. Regina (da tribo)
Oi Sonia,
ResponderExcluirme diga,por favor, como usar a cúrcuma contra os cupins?
obrigada
Monica Rennó
Oi Unknow . O melhor fornecedor de Óleo de coco aqui no Brasil é o http://www.dr-organico.com.br/produto-drOrganico/oleo-de-coco-virgem-organico-dr-organico/
ResponderExcluirMaravilhoso !
Oi, Regina, a Sheila falou por nós duas: gosto da marca Dr. Orgânico porque o óleo é virgem de fato, produção familiar das Filipinas. Sai mais em conta se você tiver companhia e comprar uma caixa.
ResponderExcluirMonica, na Indonésia se esfrega cúrcuma na madeira nova para proteger dos cupins. Não sei como trabalham o rizoma para isso, se maceram em óleo, por exemplo. A madeira deve ficar um tanto alaranjada…
Beijos a todas!
Olá
ResponderExcluirEscovo com juá,vou experimentar a cúrcuma que tenho em casa,uso no arroz.
abç
Claudia
Olá, Sonia, por gentileza você sabe me informar se tem algum email de contato da cooperativa do açafrão?
ResponderExcluirAbraço
Eliane
Que eu saiba, não. Só por telefone mesmo. A conexão lá deve ser difícil.
ResponderExcluirOi, Sonia! Tudo bem?
ResponderExcluirVocê saberia dizer onde em Belo Horizonte encontro sementes de plantago psyllium? Tem alguma loja online que você poderia indicar?
De que forma elas devem ser preparadas na dieta desintoxicante?
Muito obrigada!
Beijos
Carol
Carol, conheço pouco Belo Horizonte e nunca indiquei essas sementes. Minha onda é comida. Mas procure no Google, ele não decepcionará...
ResponderExcluirUm abraço!
boa tarde. estou escovando os dentes com a cúrcuma há uns 15 dias já... Tenho uma boa sensação e acredito na limpeza da boca, mas tenho a impressão que meus dentes estão amarelando junto... principalmente as resinas de restaurações... Será que ocorre isto com outras pessoas ou ainda é cedo para avaliar os benefícios desta escovação. Gratidão. Paulo
ResponderExcluirEpa! Mais alguém observou isso? Comigo tá tudo certo, e tenho muitas restaurações de resina.
ResponderExcluirSonia,
ResponderExcluirAchei o post da pasta de dente! :)
Como faço para obter o pó da cúrcuma para escovar os dentes a partir da raiz fresca?
Nào tenho processador.
Vou experimentar e ver se minhas resinas aqui ficam amarelas.
Beijo
Para mim está funcionando bem. Comecei a usar outro dia e o aspecto dos dentes parece mesmo mais claro e limpo.
ResponderExcluirMuito legal compartilhar esse tipo de informação.
Sonia, aproveitando: inhame faz bem para caninos? Minhas cãs adoram, e eu sou ''cãoagido'' a oferecer quando cozinho.
Abraço e sempre grato pelo blog.
Oi Sónia, tô precisando de ajuda. Apesar de toda a minha higiene bucal intensiva(escovação de dentes, língua, gargarejos, fio dental, etc) que faço umas 3 vezes ao dia, tenho um hálito terrível e um gosto amargo e metálico no fundo da garganta que não desaparece apesar de eu já ter tentado de tudo! Já fiz correção de septo nasal e turbinectomia, mas os sintomas não desapareceram. Otorrino e outros médicos não conseguem resolver. Tenho uma forte suspeita, por tudo que já pesquisei e pelos meus sintomas que este mau hálito se deve a bactérias e/ou vermes alojados em meus seios nasais, pois o mau cheiro sai pela boca mas provém da parte superior da garganta/nariz. E tenho também a suspeita que pode estar relacionado com a pratica de sexo oral. Meu companheiro padece do mesmo problema, e ambos estamos sofrendo há uns 3 anos. Por favor poderia dar alguma dica de como acabar com este mal? Você salvaria minha vida!!! Grata
ResponderExcluir... Ainda na sequencia de meu comentário anterior (sobre o mau hálito) só queria referir que isto está me levando ao completo isolamento social pois sinto que as pessoas põe a mão no nariz quando eu to falando com elas...É uma completa humilhação para mim. Estive pesquisando na internet e tem um montão de gente que padece desse mal, muitas das quais sacrificam suas amigdalas sem conseguirem resultados duradouros pois o mau hálito sempre volta... e nem mesmo em clínicas especializadas em halitose muitas das vezes se consegue eliminar esse mal definitivamente. De salientar que já tomei antibióticos e outras porcarias que não conseguem resolver, sempre tenho que levar comigo um montão de balas e chiclete para disfarçar esse hálito repugnante. Beijar é uma missão para mim cada vez mais difícil e constrangedora. Por favor me ajude!
ResponderExcluirAnônima, você nem menciona a alimentação, que sem dúvida tem a ver com isso, e no final ainda me diz que usa chicletes e balas de montão… O que você e seu parceiro costumam comer e beber?
ResponderExcluirAh desculpa, esqueci de agradecer vc ter respondido! Sempre prestável! Obrigada
ResponderExcluirBem, acho que o jeito é você continuar lendo, para ter boas ideias e colocá-las em prática. Muitos caminhos vão dar na saúde. Um abraço!
ResponderExcluirBoa noite Sonia. Sou do Rio de Janeiro e gostaria de saber onde compro CURCUMA OU AÇAFRÃO DA ÍNDIA. Meu email moura71271@gmail.com eu já rodeio Rio todo e não acho. Me ajude por favor.
ResponderExcluirMarcio, eu compro cúrcuma no supermercado, com o nome de açafrão-da-terra, na prateleira dos temperos. Um abraço!
ResponderExcluiresse site www.curadente.com/ é um novo paradigma em relação a odontologia. você precisa muito dar uma olhada...
ResponderExcluir"É natural carregar metais ou plástico em sua boca? E ainda mais importante, é saudável? E ainda mais crucial e fundamental, é mesmo necessário encher os buracos dos dentes? Antes que esse sítio venha a tratar de todas essas questões em maior detalhe, por enquanto, veja evidência condenatória abaixo. De fato o Dr. Dietrich Klinghardt, M.D., PhD, resumiu brilhantemente a questão afirmando que “Todos os materiais odontológicos são potencialmente tóxicos, com uma vasta gama de reações individuais.” E o dentista Dr. Nathan Cochrane assinalou uma importante falha no “paradigma da obturação” quando disse que “trabalhando como dentista observo como os dentes com obturações frequentemente enfraquecem.” Além disso, há outro problema básico com materiais artificiais de obturação: nenhum deles, até mesmo o “melhor”, proporcionará um ajuste perfeito. Em outras palavras, as obturações não vedam perfeitamente com a dentina existente, assim possivelmente permitindo que bactérias e matéria estranha se infiltrem e deteriorem o dente embaixo, um processo seguido por contração normal (no caso de obturações com resina composta) ou por expansão normal (no caso de obturações com amálgama), e as amálgamas conseguem rachar o dente... "
"Assunto - não muito discutido na mídia convencional – recebe destaque nessa seção de CuraDente.com via citações, histórias da vida real, pesquisa e conselho sobre a capacidade da dentição humana e gengivas para regenerarem, remineralizarem, auto-curar-se e renascerem. Médicos e dentistas, pesquisadores e indivíduos relatam fatos, opiniões, observações, testemunhos e recomendações testemunhando a capacidade inata dos dentes e gengivas humanos de restaurarem sua integridade até certo grau."
ResponderExcluir"Claramente, a cárie dentária é frequentemente um processo reversível, semelhante à diária "construção” e “desconstrução” de partes do esmalte dentário (ver Desmineralização-Remineralização).
ResponderExcluirPessoalmente creio – e minha experiência tem me mostrado – que até mesmo dentes seriamente danificados podem reagir a bom “tratamento” (alimentação, limpeza, etc – NÃO tratamento dentário) e podem ser regenerados até vários graus – ao menos a ponto de poderem ser usados quase normalmente durante alguns anos1 (embora dentes cujas raízes tenham sido danificadas, especialmente por toxinas dentárias e tratamentos2 parecem se esmigalhar, ao final). Sobre relatos contados na primeira pessoa e histórias da vida real sobre auto-cura de dentes e gengivas, inclusive rebrota de dentes em adultos"
Acredito plenamente nessa postura em relação aos dentes, mas poucos são capazes de encarar isso, e por uma razão muito simples: dentes danificados doem.
ResponderExcluirFora isso, a cúrcuma continua sendo ótima para limpar as gengivas e os dentes.
Uma dica de Antisséptico bucal: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de chá de cravo da índia e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Aguarde ficar morno e faça bochecho.
ResponderExcluiruma boa resposta para o aninimo que tem mal halito e um gosto metalico na garganta...PARE DE TOMAR CAFE QUENTE, LEITE QUENTE, COMIDA QUENTE...apenas isso!!!!!!! tome um cvafe mais frio, um leite morno e a comida mais fria...vai valer a pena.
ResponderExcluirSra. boa noite!
ResponderExcluirMeu nome é Alice, moro no E.S. e estava lendo sobre a Cúrcuma ou Açafrão. Estou numa fase, p/mim bem ruim, a menopausa e junto c/ela muitos reveses financeiros que só bagunçam mais meu organismo. Estou fazendo reposição hormonal e tenho sentido pouquíssima melhora. Tenho sentido bastantes dores articulares e pesquisando li que o Açafrão ajuda bastante, inclusive na redução de peso, sintomas da TPM, redução de colesterol, gordura no fígado(meu marido tem) e muitos outros benefícios. Gostaria de fazer uso do produto em cápsulas e gostaria de sua opinião, inclusive c/relação a que dosagem seria ideal utilizar. Não sou muito adepta de chás e prefiro as cápsulas kkk... engoliu, pronto... Gostaria de sua opinião pois achei a Sra. muito franca e concisa nos seus comentários. Te agradeço se puder me ajudar.
Grata!