... Aí já vamos encontrar outra pessoa participando de escutas e escolhas: a Fátima, Maria de Fátima Barbosa, revisora e comadre literária desde meu terceiro livro, parteira desses filhos. Quantos hífens na nossa amizade. Vírgulas roubadas de parte a parte, acentos desnecessários, tremas imprevistos, concordâncias suspeitas, um olhar que o leitor jamais percebe se o trabalho for bem feito. Fora o capítulo de dúvidas, inseguranças, desabafos. E que sufoco revisar os índices, hem, Fátima?... *
Eu sentia que tinha feito de fato um livro novo quando ele passava às mãos dela para a primeira leitura, primeira revisão de texto, os defeitos todos de fora. Sabia a quem estava entregando meu filho, meus pontos sensíveis, minhas brincadeiras. Ela corrigia, comentava, interrogava, sugeria, com carinho e delicadeza, sabendo lidar, alegre, animada. E tínhamos altas conversas sobre todos os outros assuntos da vida, em contato constante por 27 anos, reciprocando apoio em inúmeras ocasiões.
Foi-se ontem minha amiga, precocemente, aos 54 anos. Sei que muitos, como eu, têm agora os olhos marejados o tempo todo, com uma saudade intensa e um amor enorme. Ambos ficarão.
* Crédito publicado no livro O mínimo para v. se sentir o máximo, em 1993.
Que você fique bem. bjs
ResponderExcluirOI Sônia, sinto muito pela sua perda .bJS MÁRCIO.
ResponderExcluiras pessoas não se vão Sonia, elas simplesmente dão uma pausa no teatro dessa vida, em breve todos se encontrarão outra vez para a segunda temporada.
ResponderExcluiruns no palco, outros na platéia, mas não deixa de ser verdade que a cada final de temporada lágrimas nos brotam dos olhos.
Meus sentimentos, Sonia. E que esse amor enorme apazigue o coração dos que ficaram na saudade.
ResponderExcluirBeijos
Meninas, valeu mesmo! beijos
ResponderExcluirque linda homenagem, Sonia. agora tenho os olhos marejados duas vezes. o beijo da Anna Lee
ResponderExcluirEla só voltou para casa, a gente vai um pouco mais tarde. Uns mais, uns menos.
ResponderExcluirBjs ;-)
Oi, Sonia querida!
ResponderExcluirEu tb tô aqui, pedindo, rezando pelos queridos amigos.
Talvez pensar nos mares, nos verdes, nos arco iris e em todos os seus deuses e entregar...A melhor "entrega".
Amiga querida, que todas as cores do Divino te envolvam e aqueçam este teu nobre coração.
Carinho,
Mariza G (do Ronaldão)
Sonia querida,
ResponderExcluiras despedidas são nosso aprendizado nesta vida.
Seguimos...
Fraterno abraço
carinho
Maria Denis
Meus sentimentos, Sonia.
ResponderExcluirMais uma homenagem para a Fatima: http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=65014
Obrigada pelo link, Green Womyn. Um abraço!
ResponderExcluirQue triste, Sônia.
ResponderExcluir:(
Mas que bênção divina vc ter tido essa amiga por 27 anos, né?
Abraço forte
A morte é a curva da estrada.Fique bem,gde abraço.
ResponderExcluiramava a fatima e durante muito tempo me diverti demais com ela toda vez q ia àeditora ( faço muitos trabalhos para a record e a conheci ali). na epoca q ela faleceu,eu ja estava no auge da minha gravidez de gemeas e por isso, pra me poupar (?), ninguem me falou que ela estava doente. soube de repente, ja na hora do velorio... fiquei muito, muito triste. e mais triste por nao ter tido oportunidade de te-la por perto nos ultimos momentos dela e de nao ter sido avisada de um momento dificil de uma pessoa tao querida. te agradeço demais por essa lembrança dessa amiga tao querida, assim, no meio de uma pesquisa sobre outras coisas na internet. fiquei muito emocionada e feliz por, ao ler o texto, ter um lembranca tao vivida dela. obrigada pelo texto e pela sensibilidade. e um grande abraço.
ResponderExcluirOi, Carolina, Fátima deixou um vazio enorme. Você leu a coluna da Cindy Leopoldo sobre ela? http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=65014 .
ResponderExcluirUm grande abraço para você também!