quarta-feira, 4 de maio de 2011
5 de maio: Dia internacional das parteiras
Um resquício da tradição humana, da sabedoria simples e direta que atravessa milênios e persiste no tecnomundo: o parto feito em casa com a ajuda acolhedora das parteiras.
Pois amanhã é o dia internacional delas, que este ano farão várias marchas em defesa do parto humanizado.
Leia tudo sobre isso no blog Mães da Pátria. E vivam elas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, Sonia.
ResponderExcluirEste é um evento muito importante. Como professora de yoga para gestantes fico sabendo de muitas barbaridades que seus médicos lhes dizem. É uma pena que muitos profissionais sejam tão intolerantes à simplicidade.
Taisa Cruz
Ribeirão Preto-SP
http://oyogadiario.blogspot.com
Oi, Taísa, mas por que fazer as coisas simples se as complicadas rendem mais? O Brasil é campeão de cesareanas, precisa dizer mais? Abração!
ResponderExcluirPo isso q é nosso dever enquanto jornalistas, educadores, mães e mulheres colocar a boca no trombone! Q uma nova forma de assistência seja dada às mulheres neste momento único e incrível q é o parto! E, q bom encontrar pessoas especiais como vc querida Sonia q abraçam nossas causas! O Blog Parto no Brasil e eu agradecemos esse carinho! Um gde beijo neste Dia da Parteira!
ResponderExcluirEu sempre desejei fazer parto normal, algumas pessoas já falaram que sou louca. Pretendo engravidar no próximo ano e já estou preocupada. Os médicos particulares orientam suas pacientes a marcarem a cesariana para conveniência deles. Geralmente no horário da noite, assim saem do consultório e vão pro hospital fazem os partos e pronto. Digo isso poque minha mãe é da enfermagem e já trabalhou na maternidade. "Dá trabalho" esperar o trabalho de parto. Tenho feito uma "pesquisa" com as amigas mães. Apenas UMA conseguiu fazer parto normal no particular! Imagina, a gestante, toda preocupada com o bebê e a médica de confiança diz que é melhor, que ele tem um probleminha e pasmém se fosse a minha filha eu faria cesária?! Essa semana no programa Mais Você teve uma matéria sobre o parto natural.
ResponderExcluirBjs
Érika, isso é uma loucura porque 40 anos atrás já se falava na medicalização da saúde, logo depois O Pasquim malhava sem para a "máfia de branco", e hoje continua sendo a mesma coisa. E não é só no particular, não. Moro na roça e volta e meia ouço dizer que fulana ou sicrana vai fazer cesárea, que a médica já marcou, embora fulana e sicrana já tenham tido vários filhos de parto normal. Por isso é tão importante o apoio às casas de parto. Não teria alguma onde você mora? Já entrou em contato com o blog Parto no Brasil - http://partonobrasil.blogspot.com/ ? Quem sabe alguém te ajuda? Abração!
ResponderExcluirIniciativa fantastica pra chacoalhar todas nós! Afinal, estamos, por medo,insegurança, comodidade, perdendo contato com os dois fios básicos da vida: o nascimento e a morte...
ResponderExcluirPuxa Sonia, vc tem esse material do Pasquim? Ou sabe onde encontrá-lo?
ResponderExcluirQto ao teu relato Érika é triste mesmo, mas a realidade é esta. As pessoas pensam q um convênio vai lhe assegurar a melhor alternativa. Por isso q a sociedade civil tem q cobrar do SUS um atendimento humanizado, centrado na mulher! A luta é nossa!
Oi, Bianca, não tenho esse material do Pasquim. Soube que o Uol ia disponibilizar online a coleção toda, mas não encontrei.
ResponderExcluirÉrika, sou mãe de 4 filhos, todos nasceram de parto normal. Os dois primeiro de parto normal hospitalar, com todas as intervenções possíveis e imagináveis. Os dois mais novos nasceram em casa, com uma obstetra que se auto-denomina parteira, sem nenhuma intervenção alem de um chuveiro quente e boas massagens. Estes últimos foram partos maravilhosos, transformadores, uma vivência realmente especial, além do fato de receber o bebê em sí.
ResponderExcluirÉ possivel ter a experiência que vc procura, mas precisa ir atrás! Há sites, blogs, listas, grupos de apoio que te ajudam a achar o caminho. Dá uma olhada... boa sorte!
www.partodoprincipio.com.br
www.maternidadeativa.com.br
Beijos
Malu
COMO DIZ MINHA PARTEIRA DONA PRAZERES DE JABOATÃO DOS GUARARAPES- PE.."ENQUANTO EXISTIR VIDA HUMANA NA TERRA EXISTIRÁ A PARTEIRA"
ResponderExcluirE EU SÓ TENHO A DIZER GRAÇAS A DEUS!!
D. PRAZERES, PARTEIRA POR AMOR A VIDA E TEM ISSO COMO MISSÃO, REALIZOU MEU GRANDE SONHO DE RECEBER MINHA FILHA EM CASA, COM TRANQUILIDADE, ACONCHEGO, AMOR, PRIVACIDADE E NO NOSSO TEMPO.
DEUS ABENÇÕE ESSAS MULHERES.
Fico fascinada com esse assunto, fiquei sabendo de um médico em Goiânia que faz parto natural, ou seja sem anestesia e na água. Fui procurar na internet e achei esse vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=Wv2nEqzx7IA .
ResponderExcluirDeve ser este o que eu ouvi falar.
bjo!
Clara.
Ola! estou procurando parteira e obstetra para realizar um parto natural na regiao de petropolis... Sonia vc conhece alguem? bjs e obrigada :)
ResponderExcluirDiretamente não conheço, mas talvez o pessoal da Clínica Terapias Integradas possa ajudar: 24 2243-7184
ResponderExcluir