A simplicidade é o maior objetivo nessa hora. Os vegetais já são plenos de sabor, não precisam das artes de temperar, como as carnes, nem de muito cozimento, como os feijões. Não deveriam passar do ponto crocante, quando atingem o máximo de sua cor.
cozinhar sempre, nunca cozinhar muito
Esse é um preceito tradicional chinês muito sábio. O fogo higieniza e aquece os alimentos, o que ajuda muitíssimo a digestão e reforça o sistema aquecedor do corpo. Mas tem que ser rápido para não afetar as enzimas do alimento, por isso eles ficam crocantes nos dentes. Passou do ponto, perde a graça, perde a vida.
salada quente crocante: básica nesta dieta
Esta salada é para comer todo dia, porque fornece uma variedade de vegetais ricos em enzimas, hidratantes, nutritivos e ricos em fibra. Deve ser muito bem mastigada, como toda comida.
os vegetais mais usados
cenoura
rabanete
funcho
batata yacon
pepino japonês (magro
abobrinha verde
vagem ou ervilha fresca
brotos de feijão
nabo daykon
abóbora madura
alho-poró
nirá
alho picadinho a gosto
com cereais brotados
trigo
arroz
cevada
painço
centeio
quinoa
com folhas em quadrados de 4 cm
repolho
couve-chinesa
acelga
chicória
com flores
brócolis
couve-flor
capuchinha
com cogumelos
shiitake
portobelo
paris
champignon
Inteiros, partidos em quatro, em tirinhas.
com caules e medulas
aspargos
palmito
Em pedaços ou rodelas.
modo de fazer a salada quente crocante
Escolha cinco ou seis desses vegetais pela cor, pela textura, pela beleza, pelo sabor. Por exemplo cenoura, rabanete, pepino, funcho, yacon e alho (este é para entrar sempre).
Corte tudo em fatias finas, depois em tirinhas. Ou fatie e filete naquele ralador japonês que faz as duas coisas ao mesmo tempo. Quando cortar a yacon passe limão para ela não escurecer.
Aqueça azeite ou óleo de gergelim – mas não ao ponto de enfumaçar, pois a fumaça significa que o óleo queimou – e passe os vegetais rapidamente pela frigideira ou wok, mexendo, observando a suave mudança de cor e a chegada dos aromas. Retire e tempere com shoyu de fermentação natural, não pasteurizado, e limão.
Esta salada crocante deve ter pelo menos metade do peso do almoço de cada dia. Mastigar bem faz parte da receita, portanto reserve um tempo.
Todos os vegetais da vida podem ser crocantes, sejam eles refogados, feitos no vapor ou no bafo da panela.
Bianca escreveu:
ResponderExcluirQuerida!
Muito obrigada pela atenção, já era bastante desconfiada com a soja e agora... Ainda mais. Mas pelo que entendi, shoyu (sem açucar!) e misso estão liberados? Hummm, uma sopinha mais no cardápio não viria mal :)
Mas pelo que lembro, normalmente o misso tem cevada e/ou arroz, não? Ou estou enganada? Poderia come-los mesmo na "dieta candidíase"?
Um beijo gordo,
Bianca
E respondi:
...mas só shoyu e missô de fermentação natural, Bianca, não pasteurizados, como os do prof. Kikuchi e da Família Hartman.
Terem cevada ou arroz não é problema porque na longa fermentação os amidos e proteínas são decompostos pelas encimas.
De todo modo, é para usar pouco e observar as reações. Se os sintomas aumentarem, deixe de usar e tente de novo semanas depois. Um abraço!
Prezada Sonia Hirsch,
ResponderExcluirÉ sobre o leite e creme de grãos integrais, li seu livro "Mamãe eu quero" e finalmente meu filho de 8 meses aceitou comer! O creme está fazendo um sucesso!
Mas uma questão foi levantada pela pediatra e quero saber de você (não costumo seguir muito o que os pediatras falam, mas sempre pesquiso pra saber né?).
Parece que a Sociedade de Pediatria recomenda que não se ofereça cereais nos primeiros meses, e sim apenas frutas e legumes, pois as fibras dos cereais atrapalhariam na absorção das vitaminas e nutrientes.
O leite e creme de cereais, apesar de peneirados possuem fibras (na tabela nutricional do livro está 1.4g). O que você acha? Eu ainda estou colocando o sumo da salsa fresca (achei um vizinho que planta sem agrotóxicos) e achei mesmo que estava fazendo o melhor pro meu gordinho mamador de peito.
Beijos, agradeço a atenção!
Sônia querida!
ResponderExcluirObrigada pelo dois ultimos post! Me animaram ainda mais com a dieta.
Com meu médico, Fernando Hoisel, descobri que tenho auto-disciplina (15 dias de coisinhas cruas e apenas cruas foi um dos meus feitos - repetidas vezes), e se bem apoiada e orientada, faço tudo ainda com muito mais gosto e tesão. Adoro me cuidar! Ainda mais assim, com comidinhas gostosas...
A carne vermelha e a branca da galinha, não me fazem falta, quiçás nos dias mais difíceis possa adotar a dieta vegan 100% - não sei, sinto uma limpeza ainda maior do corpicho.
Um único detalhe, tenho comido as 6 vezes ao dia e não considero que muito - o estomago já foi desanimando e não pede muito mais. Mas estou procriando mucos como nunca! Será que tem algo que ver com o ovo? Mesmo que campesino?
Um beijo gordo (como dizem os espanhóis, e beijo gordo pode, né? rsrs), da sagita de cabelo curto do outro lado do oceano...
Bianca
Oi, Ana, pode dar tranquila. Não pode é dar sem peneirar. Um abraço!
ResponderExcluirOi, Bianca, será que você não está apenas eliminando o muco acumulado? Pode tomar alguma coisa para ajudar - alcaçuz, por exemplo, ou raiz-de-lótus. A gente acumula muito muco. Beso gordo também pra você!
ResponderExcluirBianca, esqueci de perguntar: e você está tomando iogurte? Feito como? O muco também pode ser derivado dele, né? Um abraço, boa sexta!
ResponderExcluirHum!! Activia Natural: leite desnatado, nata, leite em pó desnatado, bifidobacterias e outros fermentos lacteos ativos. Esse ou um outro que encontro em uma loja de produtos naturais com bifidus, leite desnatado também. ...
ResponderExcluirMas acho que a opção de estar eliminando o que tinha, pode ser verdade, pq cada dia tenho menos.
Alçazu y raíz de lótus são para tomar como chá - infusao ou decocçao?
besines.
Bianca
que salada MARAVILHOSA é essa!? Acabei de preparar e comer com um goooosto... Onde vejo no shoyu se ele é pasteurizado ou fermentado?
ResponderExcluirNo que tenho so diz os ingredientes (agua, sal, soja (8%) e trigo. Sem conservante, colorantes. Nao pode ferver.) ... buh.
beijos
bia
ps: pus so um pouquinho pq fiquei na duvida.
Bianca, Activia e industrializados, nada a ver. Só pode iogurte caseiro. Me manda um email pra shirsch@terra.com.br, pliz? Um abraço!
ResponderExcluirOi, Bia, postei sobre shoyu e missô agorinha, para ver se em conjunto a gente consegue distinguir as marcas boas das não boas. O caso é que, se forem de fermentação natural, beneficiam os intestinos por terem enzimas e lactobacilos; se forem pasteurizados, terá defuntinhos e muito sal. Eu mesma estou usando um shoyu de fermentação natural que, porém, penso ser pasteurizado, e sinto que não me faz bem. Volto ao sal. Qual é a marca do seu? Se diz para não ferver, já é uma boa pista...
ResponderExcluirSonia!
ResponderExcluirAcabo de comprar o misso de arroz, e.. "nao pasteurizado"! O shoyu também vem no rotulo que é fermentado e nao pasteurizado, adorei saber que tenho possibilidades!
Algas agora farao parte do cardapio.
E também já tenho os bichinhos bifidus e amigos para fazer yougurt em casa!
;)
beijo
bianca (bi)
Oi, Bianca, que ótimo! Observe sempre os sintomas para encontrar o seu ponto de equilíbrio no consumo dos fermentados, y não abuse... Besitos :-)
ResponderExcluirPô deixar! :)
ResponderExcluirJá adianto que só com uma semana de dieta, já me sentia muito melhor dos sintomas. Agora que fechei duas semaninhas, já não sinto nada!
Deixo registrado a todas companheiras lutadoras do seu próprio bem estar que quiserem se cuidar assim, a fazer com muito animo! Os resultados virão, para algumas mais cedo, outras um pouquinho mais tarde... Mas será rejuvenecedor!
Ficar dodói vejo como um sinal de distração consigo mesmo, e voltar a dar atenção a si mesmo, a cuidar-se, vira um ciclo vicioso gostoso, buscar sentir-se bem, faz bem! E não estou falando de egoismo, de olhar só para o proprio umbiguinho, porque uma pessoa "inteira", feliz e plena, se doa muito mais... Vejam o exemplo "de uma tal de" Sonia Hirsch ;)
Ah, e quem doa, abre muito mais espaço para receber outro montão de coisa boa.
Seguirei contando como vao as coisas e minhas experiencias.
besines a todas e todos,
Bianca (Bi)
Que delícia, Bianca. Cabeça boa. Nada é impossível - e pode ser até gostoso. É isso aí. Valeu! Beijos :-)
ResponderExcluiroi bianca, porfavor onde vc encontrou e qual marca do misso , shoyu e os lactobacilus...obrigada!
ResponderExcluirsonia obrigada por toda essa dediçao realmente tem me ajudado muito...estava perdida..
um abraço, boa noite
Gostaria de saber se essas dietas servem para o homem, descobri no urologista q estava com candidiase estou passando uma pomada trok, dai cortei arroz biscoito frutas , pela manha eu esmago um alho e bebo com agua meia hora depois tomo suco de couve com cenoura e limao batido com agua sem açucar bebo com o sumo, dai mais tarde eu como uma colher de aveia pura e espero o almoço no almoço eu como carne vermelha com salada de alface pepino tomate e cenoura a tarde iorgute branco e a noite outra colher de aveia e suco de beterraba com cenoura. Preciso de orientação de vcs se esta certo o q devo retirar ou acrescentar. Obrigado
ResponderExcluirAnônimo, o que tenho para ajudar é o que está publicado (especialmente no livro Candidiase, a praga, que tem um passo a passo) e serve tanto para homens quanto para mulheres: a candidíase é basicamente um problema alimentar, e aparece mais na mulher porque a vagina é muito propensa, mas sempre transborda do intestino. Para uma orientação nutricional adequada é melhor você procurar um/a nutricionista. Um abraço!
ResponderExcluir