Quando escrevi o Mamãe eu quero, em 1984, já estava fascinada pelo sistema oracular chinês e japonês apelidado Quadrado Mágico, e o pouco que sabia coloquei lá. Sete anos depois escrevi o Manual do herói e dediquei o último capítulo do livro aos cálculos e interpretações de personalidade e trânsitos. Quando inaugurei o site, lá por 1997, já havia descoberto mais um número ligado à personalidade e outro em relação a trânsitos; meu amigo Gilberto Salomão fez um programinha muito simples de cálculos para qualquer um poder achar seu mapa; e isso tudo virou mais um momento do Quadrado Mágico na minha vida íntima com os leitores.
Estou de novo chafurdando nessa laminha. Tenho recebido emails pedindo mais, querendo tirar dúvidas, dando vontade de aprofundar. Vi que poderia fazer isso através do blog, de modo a ampliar a discussão, então faço aqui o convite a quem já sabe o suficiente para ter questões ou tecer comentários.
A mim ele tem sido muito útil. É mais ou menos como saber a direção do vento antes de soltar as velas. As "previsões" que faço para os amigos dão certo. Coloquei o termo entre aspas porque, na verdade, não se trata de prever nada, mas de estar em sintonia com o tempo. Como assim? É o que veremos!
oi sonia, eu conheço o quadrado magico desde a epoca do manual do heroi, livro que acabei dando de presente para um amigo que mora fora, quando usei achei fantastico, e agora que percebi que vc disponibiliza para baixar, tentei fazer via site, para ohar para ele de novo, e relembrar o quanto foi legal e partilhar esse conhecimento aqui, mas....meu sistema operacional nao abre aquivo "exe", sera que vc teria ele em outra versão, acho que é "dmg" se nao me engano, que abre em mac? super beijo
ResponderExcluirOi Sonia. Tenho muito interesse em aprender, pois lido com o diálogo entre os diversos oráculos. Minha paixão são as cartas, como deve ter percebido; mas gostaria muito de aprender com você, se puder me ensinar.
ResponderExcluirGrande beijo, até uma hora dessas.
Oi, Syl, infelizmente só tenho esta versão. Mas já me disseram que não é difícil fazer esses programinhas de cálculos. Na época o Gil usou o Delphi. Só que ele parou de programar, virou criador de cogumelos...
ResponderExcluirOi Sonia,
ResponderExcluirConheci o quadro mágico através do seu livro Manual do Herói e adorei...
Gostaria de saber se existe algum outro livro que fale sobre ele para poder me aprofundar melhor.
Bjs
Oi, Gabriela, infelizmente não existe um livro que apresente o tema de forma mais complexa, ou com detalhes mais ricos, do que o Manual do herói. Os japoneses usam muito esse sistema, chamam de Nine Star Ki, ou Japanese Astrology. Você pode encontrar alguma coisa na web, mas nada que acrescente muito ao Manual do herói. No site - www.correcotia.com/heroi/quadmag - coloquei dois aspectos que o livro não tem: o terceiro número pessoal, que é a tendência de comportamento, e a era pessoal, que muda a cada 9 anos de vida. Depois disso não descobri mais nada.
ResponderExcluirMas não acho pouco. Um poço pode ter a boca estreita e ir muito fundo, né? É isso que estou procurando!
Sonia obrigada!
ResponderExcluirEu já havia lido a reportagem no Correcotia foi quando baixei o programa do quadrado mágico!
Fica então uma sugestão: que tal um livro sobre o quadrado mágico, onde você possa reunir tudo que já leu e descobriu sobre o quadrado e quem sabe até contar sobre o efeito deste oráculo na sua vida. Eu adoraria!
bjs
Combinado, vou pensar em você se e quando vier a escrever esse livro... Obrigada, beijos!
ResponderExcluirOi Sonia, da uma olhada:
ResponderExcluirhttp://pat.feldman.com.br/?p=607
beijos!
Pois é, Carol, os chineses são - ou eram? - demais! Como é que sacam tantas coisas? Como é que um cálculo simples por determinar o gênero de um bebê? Fico embasbacada. Grande Pat Feldman, sempre antenada!
ResponderExcluirO Quadrado Mágico é assim também, por isso insisto nele. Claro que aí a questão é muito mais ampla, então as respostas não são simples como menino ou menina. Há um trabalho maior de autoconhecimento - e de indagação sobre o quanto seguimos modelos em vez de ser o que somos, com todas as contradições inerentes.
Valeu, beijos!
Aliás, Gabriela, corrigindo a minha pretensão: existe sim um livro que pode acrescentar algumas coisas, embora não se aprofunde: CHI, de Takashi Yoshikawa, Ed Bertrand Brasil, que associa as nove personalidades do QM às doze do zodíaco. Você encontra nos sebos (gosto de www.estantecirtual.com.br). Os outros livros que conheço, como Nine Star Ki, de Robert Sachs, e Nine Star Ki, de Michio Kushi, já existiam antes do Manual do herói e foram consultados. O trabalho que o Wayne Weber faz em http://www.9starki.com/ é bem interessante também.
ResponderExcluirDigo, www.estantevirtual.com.br !
ResponderExcluirSônia,
ResponderExcluirObrigada pela dica vou dar uma espiada no site e verifcar o livro na estante virtual.
Sou frequentadora assídua da estante, aliás como não conhecia o site da Corre Cotia o seu livro Manual do Herói comprei por lá.
Bjs
Oi, Gabriela, você lê inglês? Dá uma olhada nesse site: http://www.heluo.nl/ . É sério e correto. :-)
ResponderExcluirOutra abordagem e conteúdo semelhante, com viés macrobiótico, em http://www.9starki.com/ .
ResponderExcluir