Minha amiga Mary Barreto, de Aracaju, me mandou uma caixinha de delícias de lá - castanhas de caju frescas, iam iam, sal com especiarias, mel com pimenta, que ainda não provei, e uma granola tão irresistível que preciso acabar com ela para ela não acabar comigo.
Aqui a receita:
1kg de beiju de tapioca quebradinho
300g de castanha de caju também quebradinha (pode misturar outras castanhas que fica muito bom)
100g de gergelim
2 cocos secos ralados
50g de sementes de linhaça
2 xícaras de mel (pode colocar metade de rapadura moída, se preferir)
Em uma bacia você mistura tudo, amassando bastante com a mão. Coloca em uma assadeira e leva ao forno pré-aquecido, onde fica por 15 a 20 minutos, dependendo da potência do forno. Quanto menos quantidade puser na forma, melhor: fica mais cocrante e assa mais rápido.
Sonia,
ResponderExcluirGranola bem brasileira!
Gostaria muito de saber o que pensa das pimentas, do uso regular, e como a avaliam sob o ponto de vista da macrobiotica.
Pimenta? Há quem possa usar regularmente, há quem só possa de vez em quando, há os que nunca podem. A Medicina Tradicional Chinesa considera um sabor ofensivo, recomenda usar pouco. A macrobiótica, que eu saiba, proíbe. Eu adoro mas sou dos que usam pouco.
ResponderExcluirOi Sonia,
ResponderExcluiro legal dessa granola é q não leva nenhum grão cru, como trigo e aveia (ao contrário das comuns).
abs
Oi, Carol, isso faz mesmo uma diferença, a digestão é mais leve - até porque o amido da tapioca fica bem torradinho. Funciona muito bem para colocar por cima de uma fruta cozida ou assada, vira um crisp...
ResponderExcluirSonia, moro em Aracaju há quatro meses e não tenho ainda nenhuma referência ainda sobre onde comprar bons produtos naturais e etc. Essa tua amiga poderia ser um contato p/ mim? (Antes eu morava em Porto Alegre, onde essa cultura da comida saudável já é mais difundida.)
ResponderExcluirBj,
Ana
Oi, Ana, só conheço gente do bem em Aracaju! Deixe eu email para ela entrar em contato, ok? Bjs
ResponderExcluirSõnia, o que você escreve é tudo muito bom e principalmente saboroso de ler. Estou com certeza melhorando minha alimentação depois que conheci seus livros. Em relação à LINHAÇA, já li e ouvifalar das suas inúmeras qualidades. Quais os seus conhecimentos sobre este alimento. Existem restrições ao seu uso? Tem indicação de algum estudo?
ResponderExcluirObrigada pelo que és. Lucrécia
Oi, Lucrécia, agradeço o seu carinho para com o meu trabalho. Gosto de escrever e é muito bom poder dar informações consistentes sobre saúde.
ResponderExcluirA linhaça é de fato muito boa. Um médico ortomolecular me disse certa vez que a melhor maneira de usar é deixar de molho à noite num copo de água e de manhã bater com essa água e umas gotas de limão. Ficando de molho ela incha e manifesta sua mucilagem benéfica para os intestinos. Batendo a casca fica triturada, mas fácil para fazer o trânsito. E o limão, você sabe, é bom para tudo.
Abração!
Sonia, obrigada por fazer esse canal pra mim aqui em Aracaju. Meu e-mail é diasolar@gmail.com.
ResponderExcluirBeijo grande.
Sonia, posso dividir meu o "histórico alimentar" entre antes e depois dos seus livros. Ainda não consegui por em prática tudo o que venho aprendendo com as leituras, mas a mudança "da cabeça", da forma de enxergar o corpo e o alimento que forneço à ele já é outra. Com o livro "Sem açúcar, com afeto" nem se fala: o susto foi tão grande ao receber aquelas informações que fiquei mais de um mês sem olhar um bombom! rs E olha que meu pecado sempre foi o dece. Hoje me permito as frutas, que são bem mais saudáveis. Vivo presenteando as amigas com seus livros, pois acredito que seria uma maravilha se as pessoas pudessem conhecer mais e refletir sobre o que escreve. Olha, nem sei como agradecer sua iniciativa em dividir conosco todo o conhecimento que adquiriu. De joelhos, talvez? :-D Grande beijo!
ResponderExcluirLarissa, de joelhos fico eu todo dia, agradecendo a bênção de fazer o que gosto e ainda ter pessoas que lêem e dão de presente meus livros. E vamos em frente!
ResponderExcluirGrande beijo pra você também! :-)
Sonia,
ResponderExcluirque coisa maravilhosa me parece essa granola!!! Hummmmmmm, imagino a perdição com umas frutas pela manhã!
Um beijo!
Sonia
ResponderExcluirSó de ler o seu artigo me deu água na boca!!!
No entanto tenho uma pergunta: li num artigo sobre MTC que o mel cozinhado/quente a altas temperaturas é veneno. É verdade?
Outra pergunta: você sabe se a medicina Ortomolecular é a ideal para fazer um chek-up?
Um abraço e faço minhas as palavras de tanta gente... obrigada por dividir o que sabe com quem não sabe! :-)
Maria
Oi, Maria, não posso afirmar que não é veneno, mas conheço pelo menos uma receita medicinal chinesa que cozinha o mel por bastante tempo, então... tudo o que sei é que nada sei... fica a dúvida para alguém mais sabido esclarecer.
ResponderExcluirSobre a ortomolecular, você se refere ao exame dos fios de cabelo? Acho que é uma visão interessante, especialmente no que diz respeito a intoxicações. Já fiz tratamento ortomolecular, tomando muuuitas cápsulas por dia. Funcionou, mas ainda prefiro a homeopatia, que atualmente também suplementa minerais quando é necessário. Abração :-)
Oi Sonia
ResponderExcluirAcerca do mel cozinhado... realmente! Tudo o que sei é que nada sei...
Não conheço muito a Ortomolecular. Estou preocupada com o meu marido. Ele anda a comer muito pouco há uma semana e anda exausto (trabalho...). Gostaria que ele fizesse um chek-up geral... o que conheço é análise de sangue, fezes, urina... não quero procurar/arranjar nenhuma doença para ele apenas quero saber se está tudo bem e se é só uma fase de maior cansaço.
O que você aconselha??
Abraço apertado para você Sonia.
Oi, Maria, por que não consultar um(a) homeopata? Mas ele precisa querer essa ajuda, né?
ResponderExcluir