quinta-feira, 30 de julho de 2009

Matéria gostosa no site do GNT



Gostosa porque é muito bom ser entrevistada por jornalista que sabe o que faz, e sabe o que o entrevistado faz, caso da Adriana Penna (valeu Adriana!), e gostosa porque lá está a foto de um dos meus "pratos sociais" prediletos, a salada de bacalhau. Do Amiga Cozinha. Com receita.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Granola sergipana de tapioca

Minha amiga Mary Barreto, de Aracaju, me mandou uma caixinha de delícias de lá - castanhas de caju frescas, iam iam, sal com especiarias, mel com pimenta, que ainda não provei, e uma granola tão irresistível que preciso acabar com ela para ela não acabar comigo.

Aqui a receita:

1kg de beiju de tapioca quebradinho
300g de castanha de caju também quebradinha (pode misturar outras castanhas que fica muito bom)
100g de gergelim
2 cocos secos ralados
50g de sementes de linhaça
2 xícaras de mel (pode colocar metade de rapadura moída, se preferir)

Em uma bacia você mistura tudo, amassando bastante com a mão. Coloca em uma assadeira e leva ao forno pré-aquecido, onde fica por 15 a 20 minutos, dependendo da potência do forno. Quanto menos quantidade puser na forma, melhor: fica mais cocrante e assa mais rápido.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Cartilha sobre produtos orgânicos, by Ziraldo

Gente, o Ministério da Agricultura resolveu dar força ao produto orgânico. Não é maravilhoso? Deixou de ser coisa alternativa e entrou nos interesses oficiais. Tem propaganda na tv, que eu vi, e agora soube que Ziraldo ilustrou uma cartilha que está disponível em pdf para quem quiser baixar.

A cartilha informa sobre os benefícios dos produtos sem agrotóxicos e alerta sobre os transgênicos, que "colocam em risco a diversidade de variedades que existem na natureza".

domingo, 26 de julho de 2009

Muco? Bota pra derreter

Julho já vai adiantado, o tempo esquenta e esfria e milhões de pessoas estão encatararradas, com tosse seca ou trovejante, e ainda por cima com medo da tão marquetizada gripe da vez. Que pode não ser uma ameaça real, mas a vulnerabilidade de quem está com as vias respiratórias cheias de muco é realíssima.

O muco grosso, branco, amarelo ou esverdeado, não é só o creme do lixo que não saiu do corpo pelas vias normais - também é pista de patinação de micróbios, milk shake grátis para vermes, bactérias e fungos, que assim se instalam, procriam e fazem suas necessidades exatamente onde a limpeza é mais preciosa para nós. As vias respiratórias são dotadas de um sistema muito eficiente para proteger os pulmões. Quando ele está detonado, o tratamento precisa ser profundo.

A primeira providência é suspender leite e todos os derivados, que são os maiores formadores de catarro. Aproveitando, reduzir drasticamente farinhas e produtos feitos com ela, que também agem como cola dentro do corpo. E jogar fora o açucareiro - junto com todo o açúcar da despensa - porque é ele que, regendo o coro dos laticínios e da farinha, alimenta todo tipo de compulsão.

Claro que, se há compulsão, há vermes. Quantas horas de análise poderiam ser substituídas por um simples vermífugo! Lombrigas aumentam muito o muco. Se houver unhas roídas, bruxismo e babinha à noite, então, isso fica evidente.

Mas o muco deve ser pensado como uma vela de cera que precisa esquentar para derreter; só aí poderá ser eliminado, seja pela tosse, seja pelos intestinos. Aqui vai uma de muitas receitas do meu livrinho Atchiiim!, que se dedica de forma gulosa ao assunto.

Chá antimuco

. 1 colher (chá) de sementes de feno-grego (Trigonella foenograecum)
. 1 colher (chá) de sementes de funcho (Foeniculum vulgare)
. 1 colher (chá) de sementes de linhaça (Linum usitatissimum)
. 1 colher (chá) de raiz de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
. 1 colher (sopa) de folhas de urtiga (Urtica urens) ou tanchagem (Plantago major)
. 500 ml água

Ferver durante 15 minutos o funcho, a linhaça, o feno-grego e o alcaçuz; apagar o fogo, colocar as folhas de urtiga ou tanchagem e abafar.

Este chá aquece o corpo e dissolve o muco. Tomar meia xícara 2 a 4 vezes ao dia, de estômago vazio, 10 minutos antes de comer.

Para quem produz muco em excesso: tomar durante quatro semanas, no outono, nas mesmas doses acima, substitui o muco patológico ao longo das mucosas por um muco benéfico, renovando todo o trato gastrointestinal.

Para condições crônicas de muco o chá é usado por períodos de tempo mais longos. Também é uma mistura muito nutritiva durante os jejuns.

Inconveniente: pode aumentar os calores à noite. Mas nada é perfeito.

Do livro Atchiiim!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Para relaxar: Respirando em 4-7-8

Adoro quando os bons médicos resolvem trabalhar para as pessoas não ficarem doentes. Já citei aqui o Dr. Mercola, que faz um comércio expressivo no site mercola.com mas dá dicas preciosas e aponta todas as suspeitas de fraude que consegue apurar. Também gosto muito do dr Andrew Weil, outro que tem uma excelente postura de promoção da saúde junto com um comercinho maneiro de cápsulas & congêneres.

Pois outro dia o Mercola estava citando um exercício respiratório do Weil, feliz com o que considerou a melhor coisa simples que você pode fazer por você mesmo. Trifeliz, concordando plenamente, traduzo.

A respiração 4-7-8

1. Sente com a coluna ereta
2. coloque a ponta da língua atrás dos dentes superiores da frente e mantenha lá
3. inspire pelo nariz enquanto conta mentalmente até 4
4. segure o ar nos pulmões enquanto conta mentalmente até 7
5. expire fazendo shhh enquanto conta mentalmente até 8
6. repita mais três vezes: o ciclo completo são quatro respirações.

Limite: quatro ciclos por dia durante o primeiro mês.

Os benefícios dessa prática simples são enormes e agem como tranquilizantes naturais para o sistema nervoso. Fora isso, respirar bem é básico para organizar e dar ritmo à vida. Quem está tenso, nervoso ou preocupado para de respirar sem perceber. Fumar, pasmem, às vezes é uma ajudinha perversa e inconsciente para fazer o pulmão dos estressados funcionar. Pois vamos trazer isso logo à consciência e gravar na memória: 4-7-8!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Tudo falha: A regra dos 33,3%

Reclamei aqui que o Blogger estava comendo meus comentários, mas hoje ele voltou lindamente ao normal. Entre a reclamação e hoje, o Velox ficou Lentox e sumiu. Fiquei navegando (hahaha) com dois palitos de sinal num modem 3G, digo, 2G. Acontece que antes disso minha máquina deu pau, então eu estava num Toshiba muuuito antigo - 5 anos - que não roda o DreamWeaver, preciso colocar mais memória, e aí a reforma do site parou.

Eu tinha acabado de chegar de uma viagem Itaipava-Campinas-Itaipava, que sempre fiz com o pé nas costas e que agora virou um pé na jaca, e bota jaca nisso. Para começar são 8 pedágios em cada perna, onde se reduz a velocidade para 80 - 60 - 40 km/h. Mas tem os n postos da Polícia Rodoviária, onde também é 80 - 60 - 40. As passagens de pedestres, geralmente 90 - 70, mas pode ser 80. As curvas!!!!, 90 - 70. As obras, 40. Tudo com radar, a 118,00 por transgressão. Quem dirige fica tenso o tempo todo. Bons tempos em que era gostoso ter um motorzão e sair pela estrada afora.

Reclamei muito de tudo, claro - máquinas, Oi, estradas e outras coisinhas que não vou relatar aqui por mero pudor.

Hoje, voltando ao assunto do Blogger, me encontro pacificadora, lembrando da regra dos 33,3% que me foi ensinada por um monge budista tibetano. Ele disse que em qualquer situação, relativamente a qualquer coisa, 33,3% das pessoas vão ter uma posição favorável, 33,3% vão ter posição desfavorável e 33,3% vão oscilar entre uma e outra ou ser indiferentes.

Portanto vou continuar aqui mesmo. Pelo menos conto com 33,3% de acertos e uma grande chance de dobrar esse número. Torço para que os comentários não dêm mais problemas e que as páginas do comentarista Anônimo parem com esse frenesi de ficar abrindo e empacando seu computador, porque assim não tem fã que aguente.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Blogger com fome

Ele comeu todas as minhas respostas aos comentários. Que será que está acontecendo no reino do Google?

terça-feira, 7 de julho de 2009

Livro novo: Amiga Cozinha


Este é o último volume da trilogia de crônicas que começa com Meditando na cozinha e continua em Paixão emagrece, amor engorda. As crônicas de Amiga Cozinha, publicadas entre 2005 e 2009, ganharam ilustrações de Celina Gusmão e capa de Cristina Tati.

Um pouco dele está aqui no blog: Sopa de feijão-preto, Panelas boas, Sem aferventar o bacalhau .

Empolgada com o novo rebento, que é o vigésimo, resolvi dar um trato no correcotia.com. Que agora está de roupa nova, embora ainda não em todas as páginas; falta rever links e entender muita coisa do DreamWeaver, mas o que deu pra fazer já me deixou com uma ótima sensação de nova etapa.

Educação e política

Recebi por email e sou plenamente a favor. Seria uma forma extraordinariamente simples de fazer os políticos olharem para o que interessa ao povo. E pode evoluir para outros projetos igualmente civilizadores, por exemplo na área da saúde.

PROJETO DE LEI DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE
OBRIGA POLÍTICOS A MATRICULAREM SEUS FILHOS EM ESCOLAS PÚBLICAS !

O Senador Cristovam Buarque apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.

SE VOCÊ CONCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM. Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país. O PROJETO PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA

http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº480 DE 2007

Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Kefir, o primo do iogurte

Sabemos que leite é o alimento fundamental para filhotes de mamíferos - a gestação e o parto produzem o milagre de instalar em tetas, mamas e seios uma fabriquinha de nutrientes líquidos para o novo ser. Já se disse que leite é o sangue da mãe, embranquecido, que sai pelos bicos.

Também sabemos que as crianças produzem até a segunda dentição uma enzima chamada lactase que serve exclusivamente para lidar com a lactose do leite. Depois disso o pâncreas desativa a produção da enzima, e isso quer dizer que não conseguimos mais digerir o leite direito. Mas, com sete anos de idade, não é de supor que ainda estaríamos mamando no seio materno. Os dentes, afinal, estão ali querendo mastigar sólidos.

O ser humano adulto começou a usar o leite dos animais para sobreviver e descobriu que, ao azedar, ele ficava mais fácil de digerir e até de conservar. Foi assim que surgiram iogurte, coalhada, kefir e todos os muitos queijos. A diferença entre uns e outros está em que alguns, como o iogurte com lactobacilos vivos, a coalhada de leite cru e o kefir, recompõem a flora intestinal, enquanto outros (a maioria dos leites gelificados, iogurtes e queijos industriais) só serve mesmo para aumentar o muco e prender o intestino.

A culinarista Pat Feldman, de SP, publicou em seu blog um ótimo artigo: O que é kefir? Ele pode ser feito com leite e com água e é adorável o modo como se propaga, as sementes passando de mão em mão, cada um cultivando na intimidade da casa um suplemento de valor inestimável para a saúde dos intestinos, portanto do resto todo. Bom kefir, galera! Valeu, Pat!