Esta receita de sopa é tradicional no Oriente por fortalecer os rins e as glândulas adrenais, ou suprarrenais - aquelas responsáveis por nos dar condições de reagir em situações de stress. O inverno é o grande momento de dar atenção aos rins. Quem sente muito frio pode estar demonstrando fragilidade nessa área. A sopa de feijão-preto, além de ser deliciosa, aquece o corpo e seu efeito dura vários dias. Pode ser repetida uma vez por semana, mas não deve ser guardada na geladeira: a recomendação é tomá-la à vontade, mas num dia só.
1 xícara de feijão-preto
1 cebola média picada
1/2 colher (café) de sal
1/2 colher (café) de cúrcuma em pó
1/2 colher (café) de gengibre em pó
1/2 colher (café) de cominho em pó
1/2 colher (café) de pimenta-do-reino em pó
1 colher (café) de sementes de funcho
Deixar o feijão de molho na véspera, trocando a água. Llevar ao fogo e descartar a água da primeira fervura. Cozinhar em panela meio tampada durante 2 ou 3 horas, juntando água se necessário. Acrescentar os temperos quando o feijão estiver macio, refogando em azeite ou direto na água. Servir com salsa e cebolinha picadas, ou coentro, e pronto. Tomar o quanto quiser no mesmo dia, se possível mantendo a sopa quente em banho-maria; não guardar a sobra.
Esta receita está no livro AMIGA COZINHA, que chega às livrarias em julho.
Sonia,
ResponderExcluirAcompanho sempre vc no sem censura.
Observo q. em suas receitas usa a pimenta do reino. Não faz mal?
Com carinho Angelina
Oi, Angelina, o Sem Censura é um programa ótimo, gosto muito quando me convidam. Sobre a pimenta-do-reino, ela pode sim fazer mal para quem está com as mucosas sensíveis ou inflamadas, como todas as pimentas. Mas é estimulante da digestão e do sistema nervoso e cai muito bem com feijão. Moída na hora é melhor, e se for branca, melhor ainda. (Ambas são a mesma semente, colhida em momentos diferentes: a branca é mais madura e perde a casca - que na outra, colhida antes, fica preta.) Um abraço!
ResponderExcluirQuerida Sonia,
ResponderExcluirnão tinha idéia deste blog...apesar de sempre ir tirar algumas dúvidas no Corre Cotia!
Vou virar assídua!
Adorei essa sopa, mas tem um senão: não gosto de feijão, muito menos o preto...dá para trocar por lentilhas...? Ou outra leguminosa?
Um beijo grande,
Verena
(filha do Agostinho e da Bia, ex-Manguinhos...)
Livro novo? Oba!
ResponderExcluirAguardo ansiosamente...
Não sou muito fã de funcho, vou tentar trocando por alho poró :-)
ResponderExcluirOi, Verena, bem-vinda!
ResponderExcluirO feijão-preto é o dono da receita por ser o que mais tonifica os rins, na tradição chinesa. Mas, se não for com esse propósito, pode fazer com qualquer outra leguminosa.
Beijos pra toda a família :-)
Carol, é semente de funcho. Bom, o sabor é semelhante ao do funcho em bulbo. Mas quase não dá para sentir.
ResponderExcluirOlá Sônia, recebi um pedido pra postar no meu blog a receita de sopa de feijão, adorei seu texto falando sobre o elixir dos rins, posso fazer esse link e colocar essa informação junto à minha receita dessa sopa? Claro que citarei seu blog.Aguardo seu contato e sua visitinha tb.
ResponderExcluirOi, Vovó Cristina, pode tudo! Ainda mais essa sopa tão benfazeja e oportuna...
ResponderExcluirSonia
ResponderExcluirHá algum inconveniente para as pessoas que têm cálculos renais...Abraços
Oi, Denise, no sentido de aumentar os cálculos? Acho pouco provável, mas consulte seu médico.
ResponderExcluirESTA SOPA PODE SER FEITA COM FEIJÃO QUE JÁ FOI COSIDO? OU SEJA COM SOBRA?
ResponderExcluirO QUE SUBSTITUI O FUNCHO? QUASE NÃO VEJO ISSO PARA VENDER EM MERCADOS. SERÁ QUE É DE FEIRA?
UM ABRAÇO
LEILA MAIA
Oi, Leila, a sopa deve ser feita com feijão fresco e não deve ser guardada para o dia seguinte.
ResponderExcluirSementes de funcho você pode encontrar na feira e em loja de ervas ou de produtos naturais.
E o feijão azuki, pode ser?
ResponderExcluirE congelar uma ou duas semanas depois de pronta...
Feijão preto. Não guardar. Está é a receita.
ResponderExcluirOlá Sónia. Excelente receita. O feijãozinho que tem forma de rim, é preto da cor do elemento àgua e as ervinhas quentes... Que bom! Beijinho de Portugal. JP
ResponderExcluirSonia, amei a receita, amo feijão.
ResponderExcluirFaço parte de um blog com umas amigas onde trocamos experiências sobre os filhos, posso fazer um link para essa receita?
bjs
Gabriela
Oi, Gabriela, claro que pode! Também pode copiar e botar lá, se quiser. Beijos!
ResponderExcluirEstava cozinhando feijão preto e procurando uma receita diferente de berinjela, quando descobri esta. Obrigada! Tudo de bom!
ResponderExcluirSou sua leitora há muitos anos, aprendi a cozinhar contigo. Adorei o blog.
Cassuça
Oi, Cassuça, bem-vinda! Tenho feito essa sopa de feijão preto duas ou três vezes por mês e achado muito bom. Diferente de comer com arroz, não empapuça.
ResponderExcluirQuanto à beringela,só sei fazer de um jeito: no forno, inteira, assando em temperatura média até estourar. Aí raspa-se toda a polpa, dispensando a casca, bate-se com a faca na tábua e tempera-se ainda quente com cebola picada, alho, azeite, sal, limão, salsinha - pra comer com torradinha ou pão integral. É uma receita tradicional da Turquia. Serve pra rechear pasteizinhos de forno e também para rechear lazanha, moussaka e outras delícias. Bom domingo! :-)
uau dorei esta receita da beringela
ResponderExcluirOlá Sonia. Fique com uma dúvida: Posso machucar ou liquidificar o feijão antes de colocar os temperos ou é preciso manter os grãozinhos inteiros?
ResponderExcluirGrata.
Mmmm... Poder, pode. A desvantagem de fazer isso, Borboletinha, é que a sopa vai ficar menos tempo na boca, recebendo menos salivação. Um provérbio macrô muito sábio diz: Beber o sólido, mastigar o líquido. Isso ajuda a digerir melhos todas as coisas. Um abraço!
ResponderExcluirObrigada Sonia!
ResponderExcluirOlá Sônia!
ResponderExcluirEstava passeando pelo seu blog e me deparei com esta receita, que parece ser DIVINA. Mas fiquei intrigada com uma coisa: por que a sopa não pode ser guardada?
Seria por causa dos produtos de fermentação do feijão? Imagino que não pois até onde sei, o feijão preto não fermenta tanto quanto o carioquinha...humm...fiquei pensando, pensando e não aguentei, tive que perguntar! rs.
Abraço!!
Oi, Mariana, é pela fermentação e pela alteração das qualidades quando esfria. Requentar não resolve. A receita original manda manter em banho-maria para evitar isso.
ResponderExcluirConsiderando que é uma receita medicinal, vale a pena respeitar. Um abraço!
Olá Sonia,
ResponderExcluirGosto muito dos teus livros. Adoro lê-los, parece que estamos a bater um papo. São geniais..
E se eu mora-se ai no Brasil já teria a coleção completa. :-)
Gostaria de saber se posso fazer esta sopa de feijão preto, com feijão de soja preto???
Obrigada e um abraço,
Oi, Catarina, como você sabe a soja só deve ser consumida se for fermentada, veja mais sobre isso em www.correcotia.com/soja. E a receita é com feijão-preto; receita é receita. Se fizer com outro tipo de feijão pode ficar gostosa e funcionar a seu modo, mas não será a mesma, tradicional no Oriente. Um abraço!
ResponderExcluirOlá Sonia, fiz a sopa de feijão preto direitinho como está na receita e ficou sensacional. Obrigada.
ResponderExcluirJá estou lendo e adorando o Candidíase a praga, no entanto te pergunto o chá de lotus tb pode ser feito com a raiz de lotus em pó, como se fosse café, filtrando?? Onde eu moro já cansei de procurar e não consigo encontrar a raiz fresca?? Um Abraço
Oi, Catarina, não conheço raiz-de-lótus em pó, é coisa japonesa? Não custa experimentar. Normalmente encontro a raiz seca, em fatias diagonais, num pacotinho de 200g. Muito obrigada pelo retorno positivo da sopa e do livro. Um abraço!
ResponderExcluirPosso dar remedio de verme para meu filhe sem fazer exame?
ResponderExcluirGiamebil por exemplo.
Ele chupa dedo e provavelmene tem vermes.
As sementes de funcho é sementes de erva-doce?
ResponderExcluirNunca ouvi falar em funcho...
Posso timar remédio de verme (desses já conhecidos) sem fazer exames?
Sou sua fã.
Oi, Faquim, sobre os vermífugos para seu filho seria melhor você conversar com o farmacêutico. Procure tratar as lombrigas primeiro, que é o que as crianças mais têm. O Ascaridil custa barato e é para isso.
ResponderExcluirO Giamebil é muito bom para giárdia e amebas, mas não pega lombrigas nem tênias (solitárias).
Duncho e erva-doce se parecem, mas não são a mesma coisa. Um abraço!
Boa tarde!Vc teria mais receitas p fortalecer os rins?Grato
ResponderExcluirOi, Renato, a dietética tradicional chinesa tem várias indicações sobre fortalecer os rins e sobre não enfraquecê-los, mas não cabem em um comentário. Escrevi sobre isso no livro Manual do herói. A acupuntura pode ajudar muito. Um abraço!
ResponderExcluirSonia,
ResponderExcluirFiz a sopa hoje de manhã,(é de-li-ci-o-sa) e estou sentindo algum rebuliço no corpo. Estou tomando só ela e comendo arroz nos intervalos, um arroz bem preparado, temperado com coisinhas orgânicas.
Mas estou preocupada só com uns gases, estou com bastante gases, é normal? Ou será que fiz algo errado?
Deixei de molho, cozinhei o feijão por 3horas, e mantive morno esse tempo todo.
No mais, estou com calor, e fazendo muito xixi...Meio mole também.
É por aí mesmo? Ou esses gases foi algum erro de receita?
Beijos e obrigada, sempre!
Oi, Isadora, muita coisa dá gases e o feijão é uma delas. Mas com esses temperos todos, não seria de esperar. Em todo caso, já se passaram 3 dias e espero que você esteja bem. Um abraço!
ResponderExcluirSonia, passei para dar retorno.
ResponderExcluirOs gases passaram misteriosamente, não sei porquê os tive.
Depois de passar o dia comendo a sopa na sexta, estou fazendo a limpeza de rins indicada pela Susana Ayres aqui no blog, no post da limpeza de vesícula(1l de chá por dia, por uma semana - artemísia, quebra pedra, cabelo de milho)
Tem sido muito bom. Meu rim esquerdo que estava doendo de leve está perfeito, meu rim direito que doía mais há mais de uma semana e estava inchado ainda dói um pouco, mas já desinchou e tem melhorado a cada dia. Meu xixi saiu na sexta escuro, dolorido e esquisito, e agora já está normal tb....Quer dizer, exceto pelo volume, já que com essa quantidade de chás diuréticos eu tenho visitado o banheiro toda hora, hahaha...
Estou fazendo isso junto com a dieta do Raul Barcellos de novo; mas agora, como andei comendo proteínas animais e carnes em excesso, estou evitando essas primeiro. Diminuí drasticamente a quantidade de café que estava tomando, aproveitando dessa emenda de feriados o máximo que puder.
Estou empurrando junto meu marido, que anda mal, claramente cheio de vermes.
Pretendo fazer no feriado a limpeza do fígado, aproveitando a visita dos sogros para cuidar do filhote.
Muito obrigada, por tudo!
Beijo,
Isa
Bom dia, querida Sonia!
ResponderExcluirEstou aqui desde cedo escarafunchando seu blog pra encontrar receitinhas de sopa para o frio. Achei essa de feijão para os rins, vou experimenta-la, mas como sou sozinha e não tenho muito tempo disponivel para cozinhar, recorro sempre ao que houver de mais pratico. No caso das sopas, gosto de comê-las sempre no jantar, e faço maior quantidade para durar até três dias (se for pelo menos dois, ja me ajuda, porque termino o expediente bem tarde, e se tiver que começar a cozinhar neste horario, acabo jantando muito tarde). Você poderia me dizer em qual dos seus livros encontro algumas receitas de sopa?
Muito grata, querida!
Um abraço grande!
Fernanda, tenho muitas receitas no Prato feito e caldos importantes no Candidíase, a praga. No blog também tem alguma coisa, procure por *sopa*. E boas sopas ;-)
ResponderExcluir