quinta-feira, 18 de junho de 2009
Parir é muito normal
Como se sabe, a Casa de Parto David Capistrano, no Rio, foi fechada porque não tinha médico. Briga de cachorro grande: município e governo federal discordam do estado, que aparentemente está do lado do corporativismo médico. Imagina que abuso essas mulheres acharem que se pode parir sem médico!!!!!
Fica demonstrado com o desenho magistral de Cesar Lobo (da cartilha Leite de Mãe) que a mulher sadia pode parir do jeito que a natureza manda. Se houver problemas na gravidez, vai para um hospital; se não houver, fica aos cuidados de boas parteiras ou enfermeiras obstetras, em casas especialmente projetadas para esse acolhimento mais natural.
Quem estiver a fim de apoiar, venha participar da Caminhada pelo Parto Normal e pelo Direito à Informação: domingo, dia 21 de junho, às 9 horas, no Leme.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse povo esquece que, nos primórdios, não havia médico nenhum pra ajudar a mulher a parir. Que as sábias parteiras sempre estiveram lá.
ResponderExcluirEstiveram, estão e estarão, porque fazem parte da vida e também porque a maioria não tem assistência médica, ou ela não é eficaz.
ResponderExcluirNosso chamados serviços de saúde pouco contribuem para a saúde das pessoas. Estudos ingleses importantes mostram que os novos hábitos de higiene fizeram muito mais pela saúde das pessoas do que a medicina. Boa fonte: The role ef medicine, Thomas McKeown, Londres 1986.
Parabéns pelo Post, adorei!
ResponderExcluirAbraços
Ana Cristina Duarte
GAMA - Grupo de Apoio à Maternidade Ativa
Parabens pelo post, aqui a prefeitura do Kassab acha que não se pode parir sem medico, porém nos postos de saúde a primeira consulta é com uma enfermeira que depis faz a triagem para um clinico que tal vez, com sorte, encaminha para um especialista. Final da historia, minha aiga continua com pressão ocular e usando colírio para uma virose qualquer...
ResponderExcluirQue desenho lindo!!!! Tão diferente do usual!
ResponderExcluirParabéns pelo post!!!!
Thais Saito,
http://colunas.crescer.globo.com/blogvidaverde
Espero que a caminhada seja um sucesso! Pena que estou em São Paulo. A divulgação da "briga de cachorro grande" é fundamental para que as pessoas entendam o que está em jogo na assistência ao parto no Brasil.
ResponderExcluirValeu a força, Thais! E o Cesar Lobo realmente é tudo menos usual. Adoro essa cartilha. Você viu o resto em www.cartilhaleitedemãe.blogspot.com?
ResponderExcluirótimo post! A gente sabe que por trás disso a última coisa que está é a preocupação com a saúde da mulher. Se fosse essa a preocupação, estariam atrás das lindas maternidades-hotel com suas centenas de cesareas mal indicadas.
ResponderExcluirParabéns.
Katia Barga que pariu a Sarah naturalmente e foi a melhor coisa que fez.
Instrutora de yoga para gestantes